Se você tem gato precisa saber sobre alguns cuidados que ele precisa


Sobre a alimentação: Para evitar obesidade é importante que ele coma uma ração de boa qualidade e específica para ele, por exemplo, ração para idosos, obesos, castrados etc. A ração também deve ser dada aos poucos, conforme estabelecido na embalagem ou estipulado pelo médico veterinário, Quanto à água troque pelo menos três vezes ao dia para mantê-la sempre fresca. Se tiver condições compre um bebedouro específico para gatos, eles não gostam de tomar água parada.

Sobre banheiro: Os gatos na maioria das vezes são limpos e aprendem a usar a caixa de areia sozinhos. Mas para que isso aconteça, a caixa precisa estar sempre cheia e limpa, se estiver suja os peludos podem evitar usá-las. Você encontra areia sanitária em pet shop e supermercados.

Sobre banho: Os gatos fazem sua própria higiene e por isso não precisam de banho. Exceto em caso de problemas de pele ou pelo. Nesse caso é importante que você o leve até uma clínica veterinária de confiança, pois ele vai precisar de algum medicamento específico. A maioria dos gatos adora ser escovado, então, escove os pelos do seu gato com frequência. Isso também ajuda a reduzir os pelos caídos pela casa.

Sobre coleiras: Gatos podem sim usar coleiras, porém, a coleira precisa ser elástica para que caso ele fique preso, não se enforque. Coloque também uma plaquinha de identificação com seu nome e telefone, caso ele vá para a rua e se perca. E não menos importante, tire o guizo que vem na maioria das coleiras. O barulho irrita os gatos e o deixará estressado.

Sobre saúde: Vacine seu gato anualmente, dê vermífugos e antipulgas a cada seis meses em gatos que vivem dentro de casa e a cada três meses se seu gato passeia pelas ruas. Observe sempre sua urina, fezes, apetite e comportamento, qualquer mudança leve ele até um médico veterinário. Algo muito importante também é a castração. Evite abandonos, maus tratos e várias doenças castrando sua gatinha e seu gatinho.