PODE CORTAR AS UNHAS DOS GATOS?


Ao contrário do que muitos pensam, não é difícil cortar unhas dos gatos. O segredo é já acostumar desde filhote e fazer sem que seja de uma forma traumática.

No caso de animais acolhidos de rua, é necessário ter mais paciência, já que muitas vezes eles podem ficar agressivos por acharem que vão ser machucados. “O animal agressivo precisa de cuidados psicológicos, precisa ser tratado com mais calma e se sentir seguro. Cortar as unhas dele contra a força só vai piorar o comportamento”, explica o médico veterinário José Mourino. Portanto, nesse caso, é melhor não cortar e usar vários tipos de arranhadores para não estressar mais o animal.

É preciso que sejam introduzidas tentativas de pouco em pouco, observando sempre a reação e o quão confortável ele está com o procedimento. Quando for cortar as unhas dos gatos, se o animal não responder bem, não force a barra. 

Cuidados e como cortar unhas dos gatos

O único cuidado quando você for cortar unhas dos gatos, na verdade, é de cortar sempre na parte da unha que é transparente, que é onde não existe a parte vascularizada. 

“Se essa parte for cortada, ela costuma sangrar bastante. Então a área deve ser comprimida com algodão e água oxigenada por alguns minutos até parar de sangrar”, orienta o veterinário.

Quando for cortar unhas dos gatos, eles devem ser colocados em uma posição confortável e acariciados enquanto se comportam.

Se for possível, dê recompensas durante o corte e até depois, para que ele veja a experiência como algo positivo.

Também é importante lembrar que cortar as unhas dos felinos não é um procedimento necessário e sim opcional. Como alternativa são recomendados arranhadores para evitar que os gatos arranhem sofás e camas.

 

Fonte: http://dicas.petlove.com.br/cortar-unhas-dos-gatos-como-fazer/